Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Pelo menos oito mortos no ataque suicida no leste do Afeganistão

Pelo menos oito pessoas, incluindo três crianças, morreram hoje num atentado suicida contra o consulado da Índia na cidade de Jalalabad, na província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, informaram responsáveis locais.

Pelo menos oito mortos no ataque suicida no leste do Afeganistão
Notícias ao Minuto

13:22 - 03/08/13 por Lusa

Mundo Consulado

Além das oito vítimas mortais, 25 pessoas ficaram feridas no ataque com uma viatura carregada de explosivos que rebentou perto do consulado da Índia às 10:00 locais (7:30 em Lisboa) na cidade Jalalabad, próxima da fronteira com o Paquistão.

Depois do atentado, que deixou a zona circundante destruída, houve um tiroteio entre os atacantes e as forças de segurança, adiantaram os responsáveis.

Fontes do hospital para onde foram encaminhados os feridos referiu que a maior parte dos feridos eram civis, segundo a AFP.

O porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia, Syed Akbaruddin, escreveu na rede social Twitter que todo o pessoal indiano do consulado estava bem.

Dos cinco participantes no ataque, um morreu na explosão e outra durante o tiroteio com as forças de segurança, afirmou o porta-voz do governo da província afegã de Nangarhar, Ahmadzia Abdulzai, precisando que lojas da zona ficaram fortemente danificadas.

Os outros três atacantes refugiaram-se numa mesquita, disse ainda Abdulzai.

Os talibãs negaram qualquer envolvimento no atentado, que é o terceiro ataque contra uma delegação diplomática indiana no Afeganistão.

Em 2008, um ataque contra a embaixada da Índia em Cabul provocou meia centena de mortos e um ano mais tarde um novo atentado contra a mesma sede diplomática provocou 17 mortos.

A Índia investiu 2.000 milhões de dólares no Afeganistão em projetos de infraestruturas, como autoestradas e hospitais.

O Afeganistão é o centro de uma intensa rivalidade entre a Índia e o Paquistão. Islamabad considera o território afegão como seu e vê com maus olhos os investimentos e a crescente influência do rival indiano naquele país. A Índia teme o regresso dos talibãs, que mantêm relações históricas com o Paquistão, a Cabul depois da partida das tropas estrangeiras no final de 2014.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório