Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Nobel da Paz Desmond Tutu abandona cargo de embaixador da Oxfam

O antigo arcebispo sul-africano Desmond Tutu, prémio Nobel da Paz, anunciou hoje que vai abandonar o seu papel de embaixador da organização não-governamental britânica Oxfam, abalada por um escândalo sexual.

Nobel da Paz Desmond Tutu abandona cargo de embaixador da Oxfam
Notícias ao Minuto

17:19 - 15/02/18 por Lusa

Mundo Polémica

Em comunicado, Desmond Tutu declarou-se "profundamente desiludido com as acusações de imoralidade e de possível comportamento criminoso envolvendo trabalhadores humanitários" ligados à ONG.

O clérigo sul-africano disse igualmente estar "triste com o impacto dessas acusações nos milhares de pessoas que apoiavam as boas causas da Oxfam".

Em consequência, o herói da luta contra o apartheid na África do Sul indicou que vai "escrever à Oxfam Internacional para a informar da sua demissão do cargo de embaixador".

Vários funcionários da organização são acusados de violações durante missões humanitárias no Sudão do Sul, de abusos sexuais na Libéria e de ter contratado prostitutas para orgias pagas com dinheiro da ONG no Chade e no Haiti.

A direção da poderosa organização com sede no Reino Unido tem sido fortemente criticada por ter deliberadamente ocultado o escândalo e deixado que funcionários envolvidos fossem trabalhar para outras ONG sem as avisarem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório