Meteorologia

  • 21 FEVEREIRO 2018
Tempo
MIN 6º MÁX 6º

Edição

Estado de emergência prolongado por mais um mês na Tunísia

O Presidente da Tunísia anunciou hoje o prolongamento por mais um mês do estado de emergência em vigor desde os atentados 'jihadistas' de 2015.

Estado de emergência prolongado por mais um mês na Tunísia
Notícias ao Minuto

21:50 - 09/02/18 por Lusa

Mundo Presidente

O chefe de Estado tunisino, Béji Caïd Essebsi, decidiu prolongar esta medida até 11 de março, "após ter consultado o primeiro-ministro e o presidente do parlamento sobre as questões ligadas à segurança nacional e à situação nas fronteiras e na região", segundo um comunicado da presidência.

O estado de emergência concede poderes excecionais às forças da ordem e permite uma interdição de greves e de reuniões que possam provocar desordens, bem como a adoção de medidas "para assegurar o controlo da imprensa".

Em 2015, ocorreram na Tunísia três atentados reivindicados pelo grupo Estado Islâmico (EI). O estado de emergência tem sido sempre renovado desde o último destes atentados, perpetrado contra a guarda presidencial a 24 de novembro de 2015, em Tunes, tendo provocado 12 mortos.

As autoridades tunisinas dizem que têm feito "avanços importantes na guerra contra o terrorismo" e sublinham que a situação no domínio da segurança tem melhorado desde 2015, mas exige ainda vigilância. A situação na vizinha Líbia continua a ser uma das principais preocupações, segundo responsáveis governamentais.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.