Meteorologia

  • 25 FEVEREIRO 2018
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 17º

Edição

Coreias juntas na abertura dos Jogos. Por agora, venha o desporto

Kim Yo-jong, irmã do líder da Coreia do Norte, esteve sempre próxima do presidente da Coreia do Sul durante a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno. Estão, oficialmente, abertos os Jogos, com o mundo de olhos postos nos passos dados pelas Coreias.

Notícias ao Minuto

14:00 - 09/02/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Pyeongchang

Estão oficialmente inaugurados os Jogos Olímpicos de Inverno de 2018, que decorrem em Pyeongchang, na Coreia do Sul.

Depois do tradicional desfile, em que os países participantes exibem a sua bandeira, os seus atletas e as suas comitivas, o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, subiu ao palanque e declarou o início da competição.

Sem desvalorizar o desporto, os olhos do mundo estão colocados em dois países em particular: Coreia do Norte e Coreia do Sul, países com relações cortadas desde o final da guerra que opôs os dois países, em 1953.

Depois de um ano de 2017 marcado pela escalada de tensão na península coreana, as duas Coreias aproximaram-se no início de 2018 e a presença de Pyongyang nos Jogos Olímpicos de Inverno podem ser vistos como um sinal importante para, quem sabe, ser alcançada a paz.

Um sinal importante para esta aproximação e para a seriedade com que o regime norte-coreano parece estar a encarar a diplomacia foi a chegada de Kim Yo-jong, irmã de Kim Jong-un e pessoa muito próxima do líder, à Coreia do Sul. Yo-jong, a primeira da dinastia que governa a Coreia do Norte a visitar o Sul, vai acompanhar Kim Young-nam, número dois da liderança da Coreia Norte. Mike Vence, vice-presidente dos Estados Unidos, acompanha a aproximação de perto, e não parece disposto a abandonar a intransigência com Pyongyang.

Durante a cerimónia de abertura, Kim Yo-jong esteve lado a lado com Moon Jae-in. No sábado, os dois devem encontrar-se para deixar o desporto de lado e falar de política, ainda sem hora e local definido, no mesmo dia em que a equipa feminia de hóquei no gelo conjunta das Coreias joga com a Suíça.

Nos Jogos Olímpicos de Inverno estão presentes 2.900 atletas de 92 países, incluindo os portugueses Arthur Hanse e Kequyen Lam.

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório

Os cookies ajudam-nos a melhorar a sua experiência como utilizador.

Ao utilizar o nosso website, está a aceitar o uso de cookies e a concordar com a nossa política de utilização.