Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Presidente da Coreia do Sul vai encontrar-se com irmã de Kim Jong-un

Cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Pyeongchang, está marcada para sexta-feira. Encontro entre Kim Yo-jong e Moon Jae-in deverá ocorrer no dia seguinte.

Presidente da Coreia do Sul vai encontrar-se com irmã de Kim Jong-un
Notícias ao Minuto

08:40 - 08/02/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Moon Jae-in

A hipótese começou a ser avançada ontem e foi confirmada esta quinta-feira. A irmã de Kim Jong-un, Kim Yo-jong, vai mesmo encontrar-se com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

A confirmação foi dada por fontes oficiais sul-coreanas, citadas pela Associated Press. O porta-voz de Moon Jae-in, Kim Eui-kyeom, não especificou mais detalhes relativamente ao encontro, garantindo apenas que a delegação oficial de Pyongyang vai marcar presença na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, na sexta-feira, em Pyeongchang.

O porta-voz sul-coreano referiu ainda um almoço, marcado para sábado, com delegados da comitiva norte-coreana que vão participar nos Jogos Olímpicos de Inverno, sem detalhar, contudo, local e hora para o evento.

Este acordo entre as duas Coreias foi possível depois de os Estados Unidos e a Coreia do Sul terem adiado os exercícios anuais militares conjuntos, vistos como hostis por parte do regime de Pyongyang.

Kim Yo-jong é a primeira pessoa da família do líder norte-coreano a visitar a Coreia do Sul desde o final da guerra em 1953.

A acompanhar os Jogos Olímpicos de Inverno, em que as duas Coreias vão desfilar sob a mesma bandeira e vão ter, inclusive, uma equipa conjunta, estará também Kim Young-nam, número dois do regime de Pyongyang.

Apesar da aproximação, a tensão

A expectativa em torno do encontro entre Moon Jae-in e Kim Yo-jong é muita, uma vez que poderá estar em jogo um fator importante para a reaproximação entre as duas Coreias.

Contudo, do lado norte-americano chegam alguns sinais de preocupação. Mike Pence, vice-presidente dos Estados Unidos, que também vai marcar presença nos Jogos Olímpicos de Invernos, deixou bem claro que os Estados Unidos estão "preparados para qualquer eventualidade" relativamente a Pyongyang. 

Antes de partir para Pyeongchang, o 'vice' de Donald Trump fez uma visita ao Japão, onde voltou a alertar para o risco das ambições nucleares do regime de Kim Jong-un. Na quarta-feira, Pence anunciou que os Estados Unidos preparam um pacote de sanções "duras e agressivas" contra Pyongyang, que deverá ser anunciado nos próximos dias. 

Entretanto, Pyongyang celebra o 70.º aniversário das suas forças armadas com uma parada militar, um dia antes da aberturados Jogos Olímpicos de Inverno.

[Notícia atualizada às 10h03]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório