Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 12º MÁX 24º

Coreia do Norte celebra com parada 70.º aniversário das forças armadas

A Coreia do Norte celebrou hoje o 70.º aniversário da fundação das suas forças armadas com um desfile militar em Pyongyang, um dia antes da abertura na Coreia do Sul dos Jogos Olímpicos de Inverno.

Coreia do Norte celebra com parada 70.º aniversário das forças armadas
Notícias ao Minuto

07:29 - 08/02/18 por Lusa

Mundo Pyongyang

"O Governo sul-coreano tem conhecimento de que o desfile militar começou em Pyongyang antes do meio-dia" (04:30 em Lisboa), disse uma fonte da Defesa, em Seul.

Mais de dez mil tropas treinaram para se apresentar na parada e residentes praticaram em praças de Pyongyang com ramos de flores em plástico que serviram para formar 'slogans' durante o desfile.

De acordo com um responsável do Governo sul-coreano, dezenas de milhares de pessoas participaram ou assistiram à parada, esta manhã, na capital norte-coreana.

Ao contrário do que tem acontecido em outras ocasiões e eventos semelhantes, os 'media' internacionais não tiveram acesso à parada, na praça Kim Il-sung, e a televisão estatal KCTV não fez a transmissão em direto do desfile, que percorreu as principais ruas da capital norte-coreana. O desfile realizou-se num dos momentos de maior aproximação entre as duas Coreias.

No mês passado, a Coreia do Norte anunciou que ia comemorar o dia das forças armadas a 08 de fevereiro, véspera da abertura dos Jogos Olímpicos de PyeongChang, o que causou algum mal-estar em Seul por receios de que o desfile pudesse ensombrar os acordos alcançados para a participação do Norte no evento desportivo.

O último desfile militar realizado na Coreia do Norte foi a 15 de abril último, por ocasião do 105.º aniversário do nascimento de Kim Il-sung, também dia do país.

Na ocasião, o regime de Pyongyang fez, na presença do líder, Kim Jong-un, e de centenas de meios de comunicação internacionais, uma monumental exibição de armamento e de novos mísseis, o que alarmou a comunidade internacional.

Em janeiro, os dois vizinhos chegaram a acordo sobre a participação de um ampla delegação de atletas e autoridades norte-coreanas, que incluirá a irmã do líder Kim Jong-un. Os dois países concordaram em desfilar juntos na cerimónia de abertura, sob a chamada "bandeira unificada", dos Jogos de PyeongChang.

Estes acordos foram possíveis depois de Seul e Washington terem adiado os exercícios militares conjuntos anuais, que Pyongyang considera um ensaio de uma invasão do seu território, para não coincidirem com a realização dos Jogos Olímpicos de Inverno e evitar novos testes de armas norte-coreanas durante PyeongChang 2018.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório