Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

PT anuncia candidatura de Lula da Silva às presidenciais de outubro

Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que o antigo presidente brasileiro Lula da Silva será candidato do partido nas próximas eleições presidenciais.

PT anuncia candidatura de Lula da Silva às presidenciais de outubro
Notícias ao Minuto

14:34 - 25/01/18 por Anabela de Sousa Dantas

Mundo Brasil

A Comissão Executiva Nacional do PT - Partido dos Trabalhadores esteve esta quinta-feira reunida, em São Paulo, no sentido de oficializar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva às próximas eleições presidenciais brasileiras.

O anúncio surge um dia depois de o Tribunal Regional Federal da 4.ª Região ter, não só, votado por unanimidade a condenação do antigo presidente em 2.ª instância como aumentado a pena para 12 anos e um mês.

Recorde-se que, à luz da lei de Ficha Limpa, Lula da Silva será inelegível durante oito anos, uma vez que foi condenado por um coletivo de três juízes. Ainda assim pode concorrer às eleições, se ativar um 'efeito suspensivo' da sua condenação porque ainda tem hipóteses de recurso à sua disposição.

Mas, após esgotados todos os recursos, se a condenação se mantiver, a sua candidatura será recusada - ou será impedido de assumir o cargo caso vença as eleições.

Gleisi Hoffman, presidente do Partido dos Trabalhadores, anunciou o apoio à candidatura de Lula, num comício onde Lula da Silva e Dilma Rousseff marcaram presença, como pode ver abaixo. "Estamos aqui para reafirmar a candidatura de Lula [da Silva] e ele será o nosso candidato", disse Hoffmann.

Lula da Silva garantiu quarta-feira, no mesmo dia da condenação, que "só quando morrer irá parar de lutar". A condenação ao antigo presidente não transitará para já em julgado, uma vez que ainda não estão esgotadas as suas hipóteses de recurso, que Lula irá apresentar, numa luta contra o tempo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório