Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Enquanto esse coração velho bater, a luta vai continuar"

Depois de ser condenado, Lula da Silva juntou-se aos seus apoiantes na Praça da República.

"Enquanto esse coração velho bater, a luta vai continuar"
Notícias ao Minuto

22:28 - 24/01/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Lula da Silva

Luiz Inácio Lula da Silva foi condenado esta quarta-feira a 12 anos e um mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Apesar da lei da Ficha Limpa, o ex-presidente está disposto a continuar a batalhar para conseguir concorrer às próximas eleições.

Num discurso feito junto de milhares de apoiantes na Praça da República, Lula da Silva afirmou que só desiste da candidatura se a justiça conseguir mesmo provar o seu crime.

"Eles podem cassar meu direito de ser candidato. Eu quero disputar com eles a consciência do povo brasileiro. Se apresentarem meu crime, desisto da candidatura. Mas continuo desafiando eles", reiterou, para depois desafiar João Pedro  Gebran Neto, Leandro Paulsen e Victor Laus. "Desafio os três juízes que me julgaram a provar algum crime que eu tenha cometido".  "Estou condenado mais uma vez por uma desgraça de apartamento que eu não tenho", lamentou.

Depois de atacar os juízes  e de denunciar o "pacto entre o judiciária e a imprensa" para o derrubar, Lula congratulou-se por ser  o "presidente que mais construiu universidades" no Brasil, algo que "eles não admitem", uma vez que "querem que eu não seja candidato".

Lula garantiu que não vai baixar os braços e reforçou a ideia de que vai fazer tudo para poder concorrer às eleições presidenciais. "Mas agora eu quero ser candidato a presidente do Brasil", garantiu. "Só tem um jeito de me tirar das ruas desse país. Enquanto esse coração velho bater, pode estar certo de que a luta vai continuar"

Antes de finalizar o discurso, o ex-presidente recordou Nelson Mandela, antigo presidente da África do Sul, que esteve preso durante o Apartheid que depois acabou por chegar à liderança do país. "O Mandela foi preso e depois voltou e virou presidente na África do Sul", recordou. 

De acordo com os três juízes desembargadores, que hoje confirmaram a condenação feita pelo juiz Sérgio Moro, em julho de 2017, Lula da Silva recebeu um apartamento triplex no Guarujá, no estado de São Paulo, como suborno pago pela construtora OAS para obter benefícios na concessão de três contratos da Petrobras.

Em primeira instância, Lula da Silva tinha sido condenado a nove anos e meio de prisão. Esta quarta-feira, viu a sua pena agravada para 12 anos e um mês. 

Agora,  a defesa do ex-presidente inicia um complicado e complexo processo para recorrer da decisão. Lula ainda poderá  recorrer ao Supremo Tribunal de Justiça e ao Supremo Tribunal Federal e, em última análise, tudo estará nas mãos do tribunal superior eleitoral.

[Atualizada às 22h48]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório