Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Catalunha: Ex-conselheiro preso abdica de cargo de deputado

Joaquim Forn pretende prosseguir a sua defesa em liberdade, e abdicar do cargo de deputado poderá ser benéfico para a sua estratégia.

Catalunha: Ex-conselheiro preso abdica de cargo de deputado
Notícias ao Minuto

19:33 - 23/01/18 por Pedro Bastos Reis

Mundo Joaquim Forn

O ex-conselheiro do interior do governo catalão, Joaquim Forn, comunicou esta terça-feira que vai abdicar do seu cargo de deputado no novo parlamento, noticia o La Vanguardia.

Juntamente com Oriol Junqueras, Jorn era o único membro do executivo destituído por Mariano Rajoy, depois da aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola, que permanece na prisão de Estremera, ordem dada pelo juiz do tribunal supremo, Pablo Llarena.

A saída de Joaquim Forn, ao que tudo indica, faz parte do plano do ex-ministro da Generalitat para conduzir a sua defesa em liberdade.

Nas eleições de 21 de dezembro, Joaquim Forn foi o número 7 da lista do Juntos pela Catalunha, partido de Carles Puigdemont.

Forn está acusado de sedição, rebelião e de desvio de dinheiros públicos para o processo independentista catalão. O ex-ministro ainda não formalizou, oficialmente, a sua renúncia ao cargo de deputado, mas, segundo o El País, o processo deverá ser oficializado amanhã.

Os próximos dias serão decisivos para a situação política na Catalunha. Roger Torrent, novo presidente do parlamento catalão, propôs o nome de Puigdemont para líder da Generalitat, na sessão de investidura que está marcada para o próximo dia 31 de janeiro.

No entanto, líder destituído continua sem poder regressar a Espanha, uma vez que, caso o faça, será detido. Pela primeira vez desde que chegou a Bruxelas no final de outubro, Puigdemont saiu do país e foi à Dinamarca participar numa conferência, tendo o pedido de captura internacional solicitado pelo ministério público espanhol sido rejeitado pelo juiz Pablo Llarena

Recomendados para si

;
Campo obrigatório