Meteorologia

  • 18 OUTUBRO 2018
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 14º

Edição

Urnas abertas no segundo dia de presidenciais na República Checa

As eleições presidenciais na República Checa continuam hoje, naquele que é o segundo dia de votação, com as urnas abertas até ao início da tarde em 14.800 assembleias de voto.

Urnas abertas no segundo dia de presidenciais na República Checa
Notícias ao Minuto

10:12 - 13/01/18 por Lusa

Mundo Eleições

O veterano presidente Milos Zeman é o favorito para esta primeira volta das presidenciais checas, mas se não vencer à primeira volta, pode ser derrotado na segunda pelo centrista pró-europeu Jiri Drahos, segundo sondagens que têm sido divulgadas.

Oito milhões de eleitores são chamados a votar nestas que são as segundas por sufrágio universal na República Checa, depois das de 2013.

Entre o fim do regime comunista (1989) e a reforma constitucional de 2013, o chefe de Estado era eleito numa sessão conjunta dos 200 deputados da câmara baixa do parlamento e 81 membros do Senado.

A campanha para estas eleições foi eclipsada pela formação de um novo governo, saído das eleições gerais de outubro, que deram a vitória ao movimento populista Aliança de Cidadãos Descontentes, liderado pelo multimilionário Andrej Babis, um dos principais aliados de Zeman.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório