Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

ONU condena comentários “racistas” de Trump sobre imigração

O porta-voz para os Direitos Humanos disse que o presidente norte-americano não pode desconsiderar países e continentes inteiros como “merdosos”.

ONU condena comentários “racistas” de Trump sobre imigração
Notícias ao Minuto

11:35 - 12/01/18 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

A ONU reagiu aos mais recentes comentários de Donald Trump que mais uma vez chocaram. O presidente norte-americano descreveu esta quinta-feira os imigrantes do Haiti, El Salvador e de países africanos como imigrantes que vêm de “países de merda”.

“Confirmando-se, são comentários chocantes e vergonhosos do presidente dos Estados Unidos. Não há outra palavra que possa usar que não seja ‘racista’”, disse o porta-voz dos Direitos Humanos da ONU, Rupert Colville, numa conferência de imprensa em Genebra. “Não se pode desconsiderar países e continentes inteiros como ‘merdosos’, cujas populações, que não são brancas, não são dessa forma bem vindas”.

Rupert Colville disse ainda que isto não é apenas uma questão de “linguagem vulgar”.

“Tem a ver com abrir a porta ao pior lado da humanidade, validar e encorajar o racismo e a xenofobia”.

Os comentários polémicos de Trump têm merecido críticas dos mais diversos quadrantes, incluindo do partido Republicano. Mia Love, que foi eleita pelo Utah e cuja família é oriunda do Haiti, escreveu no seu Twitter que estas palavras de Trump dividem, “são elitistas e contradizem os valores da nossa nação”. A republicana exigiu uma desculpa ao presidente.

Os republicanos de Salt Lake também reagiram e afirmaram que todos os que imigraram para o Estados Unidos são “bem vindos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório