Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Disney acusada de escurecer pele de atores brancos em remake do Aladino

Disney reagiu. Mas não escapou a críticas, incluindo de vários artistas.

Disney acusada de escurecer pele de atores brancos em remake do Aladino
Notícias ao Minuto

09:35 - 11/01/18 por Pedro Filipe Pina

Mundo Diversidade

Depois de uma versão com atores de 'carne e osso' de 'A Bela e o Monstro', a Disney está a trabalhar num remake semelhante de outro clássico seu, 'Aladino'.

O filme está a cargo do realizador Guy Ritchie e tem lançamento marcado para 2019. As filmagens têm decorrido em Surrey, a menos de uma hora de caro de Londres. Mas a produção não escapa a críticas.

Em causa está uma história avançada pelo Sunday Times: um dos figurantes no filme revelou que reconheceu um ator caucasiano que tinha sido maquilhado para escurecer a sua pele. E que foi uma fila de mais de uma dezena de figurantes que esperavam para serem maquilhados.

A história de Aladino passa-se no Médio Oriente e a Disney, na altura dos castings, tinha lançado um anúncio em que dava prioridade a atores do Médio Oriente. A Disney defende-se ainda salientando que este é o elenco mais diverso que já teve e que só em casos excecionais é que contratou atores ou figurantes brancos. 

Publicações como a IndieWire, porém, realçam que na zona onde as filmagens decorrem moram mais de um milhão de cidadãos imigrantes, ou filhos de imigrantes, do Médio Oriente mas também de países como a Índia, o Bangladesh ou o Paquistão.

No Twitter houve quem criticasse também a Disney por não ter feito o esforço suficiente para encontrar outros figurantes ou atores, em vez de os maquilhar.

É o caso do ator Kal Penn, que diz que adora a Disney mas que eseprava mais da empresa em 2018.

Mas também do realizador nomeado a um prémio BAFTA Riaz Meer, que disse que "o talento existe e é acessível" e que poderiam ter sido contratadas outras pessoas para suprir as necessidades do filme.

Mena Massoud irá interpetar o papel de Aladino. A princesa Jasmine será interpretada por Naomi Scott. Já o papel do génio ficará a cargo de Will Smith, como se pode ler no site IMDb.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório