Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Reencontrar o amor num campo de refugiados: Um casamento Rohingya

Etnia tem sido perseguida por autoridades de Myanmar.

Notícias ao Minuto

17:25 - 03/01/18 por Notícias Ao Minuto

Mundo Conflito

Em agosto de 2017, um grupo de militantes Rohingya abriu fogo sobre forças de segurança de Myanmar. Em resposta, as forças armadas de Myanmar têm levado a cabo uma ofensiva brutal que já custou milhares de vidas e levou muitas mais a fugir.

A comunidade internacional tem criticado o governo de Myanmar, as Nações Unidas falam mesmo em limpeza étnica. Mas no meio do caos e da violência há também histórias de quem procura seguir em frente, mesmo num campo de refugiados.

Esta é a a história Saddam Hussein, um jovem de 23 anos, e de Shofika Begum, de 18 anos.

Saddam tinha uma loja no seu país que explorava com a família e ele e Shofika já planeavam casar. Houve um dia, porém, em que chegaram os militares. Houve violência e as casas foram destruídas. Durante semanas, Saddam e Shofika não souberam um do outro. Mas reencontraram-se mais tarde, no Bangladesh, país onde estarão já mais de 600 mil refugiados de etnia Rohingya.

E foi ali, num campo de refugiados, que Saddam e Shofika casaram, apesar de todas as adversidades que a Reuters nos revela.

O casal planeia ter filhos, mas ainda não sabe como será o futuro. No entretanto, Saddam retomou a sua atividade e improvisou uma loja numa das construções de bambu que compõem o campo. E admite que, que pelo menos no campo de refugiados, não teve de pagar pelo casamento. Ao contrário do que teria acontecido na aldeia onde antes viviam.

Das decorações às roupas, do nervosismo aos rituais. Espreite a galeria de imagens deste casamento Rohingya, onde não faltaram nem convidados nem animação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório