Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sair da Catalunha para ficar em Espanha. Eis a Tabarnia

A situação que se vive atualmente no país vizinho parece estar longe de estar resolvida.

Sair da Catalunha para ficar em Espanha. Eis a Tabarnia
Notícias ao Minuto

10:04 - 27/12/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Política

Da mesma forma que uma parte da população catalã quer ser independente de Espanha e fundar a República da Catalunha há quem queira continuar a fazer parte da nação monárquica.

Para isso, dá conta a imprensa espanhola, surgiu a ideia de se criar uma nova comunidade autónoma, de nome Tabarnia.

Tabarnia não é apenas um conceito ideológico, pois já tem também uma definição geográfica: trata-se da junção dos territórios de Barcelona e Tarragona que, assim, se manteriam espanhóis e longe da influência política da Catalunha.

A ideia foi lançada pelo movimento ‘Barcelona is not Catalonia’ que defende a união e é contra o separatismo que tanto tem dado que falar em Espanha.

No site do movimento é possível ver que Tabarnia já tem, inclusivamente, uma bandeira própria que não é mais do que a mistura das bandeiras de Barcelona e Tarragona.

Este conceito de uma nova comunidade autónoma não é recente. A ideia já circulava nas redes sociais no ano passado, mas tendo em conta o momento que Espanha enfrenta voltou a dar que falar.

O movimento já está em campanha nas redes sociais. Numa publicação feita no Twitter e no Facebook é pedido a todos os que “acreditam no projeto de uma comunidade autónoma Tabarnia” que coloquem a bandeira da futura nova região autónoma como foto de perfil nas redes sociais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório