Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

“Puigdemont tem condições parlamentares para ser eleito presidente”

Francisco Louçã considera que resultado das eleições na Catalunha pode tornar-se um “imbróglio monumental” para Rajoy.

“Puigdemont tem condições parlamentares para ser eleito presidente”
Notícias ao Minuto

22:54 - 22/12/17 por Fábio Nunes

Mundo Francisco Louçã

O Cidadãos saiu vencedor das eleições na Catalunha, mas os independentistas têm maioria no parlamento. Um desfecho que para Francisco Louçã deixa claro quem perdeu estas eleições.

“Rajoy é o grande derrotado. Tinha 19 deputados em 2011, 11 em 2015, agora tem três, não faz grupo parlamentar e esteve durante toda a campanha na Catalunha. Convocou eleições, dissolvendo um governo eleito. Acionou o artigo 155 para provar que havia uma maioria ‘espanholista’ e o resultado das eleições é uma maioria parlamentar independentista”, disse no seu espaço de comentário semanal na SIC Notícias.

O economista destaca que “Puigdemont tem todas as condições parlamentares para ser eleito presidente do governo”. Admite que a questão judicial é o problema, mas que está mais do lado e Rajoy do que de Puigdemont.

“O problema é saber o que é Rajoy vai fazer? Vai permitir que haja um presidente do governo catalão eleito que não pode vir à Catalunha tomar posse e que fica no exílio? É um imbróglio monumental”, afirma.

A bola está assim do lado de Madrid. “Como são as eleições a forma de resolver politicamente o problema, agora a questão é saber o que fará o governo de Madrid. Se cessa a sua posição ou se destroça um segundo governo eleito, mas não o pode fazer eternamente. Tem de haver uma solução política e ela tem de partir em primeiro ligar de Mariano Rajoy”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório