Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Israel rejeita responsabilidades em ataque que matou dois palestinianos

As autoridades da Faixa de Gaza acusaram hoje Israel de ter realizado um ataque aéreo que matou dois palestinianos, acusação que foi imediatamente rejeitada pelo exército israelita.

Israel rejeita responsabilidades em ataque que matou dois palestinianos
Notícias ao Minuto

13:49 - 12/12/17 por Lusa

Mundo Jerusalém

O Ministério da Saúde de Gaza informou que dois corpos foram transportados para o hospital de Beit Lahia, na zona norte da Faixa de Gaza, "após um ataque aéreo israelita contra uma mota".

O exército israelita reagiu de imediato e garantiu "não ter realizado qualquer ataque no norte da Faixa de Gaza", "ao contrário das informações palestinianas".

A Faixa de Gaza voltou a estar no centro das tensões no passado dia 30 de outubro, quando Israel bombardeou um túnel naquele território e causou a morte de 12 palestinianos, e, mais recentemente, por causa do reconhecimento do Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de Jerusalém como capital de Israel.

Estas tensões têm colocado à prova o frágil cessar-fogo observado desde a guerra de 2014 por Israel e pelo movimento radical palestiniano Hamas, que governa a Faixa de Gaza desde 2007.

O Hamas reconciliou-se em outubro passado com a Fatah, movimento secular e moderado ao qual pertence o presidente da Autoridade Nacional Palestiniana (ANP), Mahmud Abbas.

O acordo de reconciliação, que acabou com quase 10 anos de desentendimentos, deu origem ao anúncio de um governo de unidade nacional.

Desde o anúncio de Trump, realizado a 06 de dezembro, outros quatro palestinianos foram mortos na Faixa de Gaza.

As mortes ocorreram em ataques israelitas, em retaliação ao disparo de 'rockets' palestinianos em direção ao território israelita, ou em intervenções das forças de segurança israelitas que tentavam travar protestos nas imediações do muro de betão que demarca a fronteira de Israel com o enclave palestiniano.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório