Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Sirene de ataque soou no Hawai pela primeira vez desde fim da Guerra Fria

Uma sirene soou hoje em todo o estado norte-americano do Hawai, pela primeira vez desde o fim da Guerra Fria, num esforço para preparar residentes e turistas para um eventual ataque nuclear da Coreia do Norte.

Sirene de ataque soou no Hawai pela primeira vez desde fim da Guerra Fria
Notícias ao Minuto

23:53 - 01/12/17 por Lusa

Mundo Honolulu

O Hawai foi o primeiro estado a recuperar o sistema de alerta da era da Guerra Fria, indicaram as autoridades locais de gestão de emergências.

A sirene fez-se ouvir durante um minuto, após o teste do alarme de 'tsunamis' e outros desastres naturais que os habitantes do Hawai estão acostumados a ouvir.

Na famosa praia de Waikiki, poucas pessoas reagiram ao teste, que ali se ouvia apenas ao longe.

"Pensamos que é imperativo estarmos preparados para qualquer desastre e, no mundo atual, isso inclui um ataque nuclear", disse esta semana o governador David Ige, acrescentando que a possibilidade de um ataque dessa natureza é remota.

Segundo o responsável hawaiano, o novo teste vai garantir que a população saberá o que fazer em caso de ataque iminente: se um míssil for lançado, residentes e turistas terão menos que 20 minutos para se abrigarem.

O administrador da Agência de Gestão de Emergências do Hawai, Vern Miyagi, indicou que o estado adiou o teste por um mês para que as pessoas soubessem que ele ia acontecer, tendo para tal recorrido ao serviço público de anúncios na televisão e na rádio, reuniões municipais, informação nos 'sites' de internet da agência e notícias na imprensa.

O teste realizou-se na mesma semana em que a Coreia do Norte disparou um potente míssil balístico intercontinental chamado Hwasong-15, levando os analistas a concluir que Pyongyang operou um grande avanço na sua capacidade balística.

A arma teria um alcance de mais de 13.000 quilómetros, facilmente atingindo o território continental dos Estados Unidos.

O Hawai é um dos estados mais próximos da Coreia do Norte, e a sua grande presença militar pode facilmente torná-lo um alvo preferencial.

A ilha de Oahu é onde se situa o Comando Norte-Americano do Pacífico - a sede das Forças Armadas para a região Ásia-Pacífico -, acolhe também dezenas de navios da Marinha em Pearl Harbor e é uma importante base de destacamentos da Força Aérea, do Exército e dos Fuzileiros Navais.

Miyagi dissera anteriormente que um ataque nuclear ao Hawai teria como resultado milhares de mortos, radiação térmica, danos graves em infraestruturas essenciais e incêndios e destruição generalizados.

Os testes vão continuar no primeiro dia útil de cada mês. Se a sirene tocar porque um ataque está iminente, residentes e turistas devem refugiar-se nas casas e aguardar por mais instruções, indicaram as autoridades.

O Hawai já não tem abrigos nucleares: quando a Guerra Fria acabou, o financiamento para os manter esgotou-se por ter deixado de existir ameaça de ataque, explicaram as autoridades.

Lorraine Godoy, de 75 anos, que cresceu a ouvir as sirens de ataque aéreo na Big Island, afirmou que os testes eram "um lembrete de que este já não é um mundo seguro. Mesmo aqui, no Hawai, não é seguro".

Os responsáveis da área do Turismo discordam, dizendo que os viajantes "não devem ficar alarmados por causa dos testes".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório