Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Entrou em coma depois do parto. Quando acordou, achava que tinha 13 anos

Shannon Everett esteve em paragem cardiorrespiratória durante 68 minutos.

Entrou em coma depois do parto. Quando acordou, achava que tinha 13 anos
Notícias ao Minuto

09:55 - 25/11/17 por Filipa Matias Pereira

Mundo País de Gales

Uma jovem mãe, cujo coração parou durante mais de uma hora enquanto dava à luz, acordou de um coma duas semanas depois, acreditando que tinha 13 anos. Não se recordava, portanto, do noivo nem dos filhos.

Depois de quatro abortos espontâneos “devastadores”, Shannon Everett ficou encantada quando descobriu que estava grávida e que iria dar um irmão à sua filha, Mika, de três anos.

Mas, durante o trabalho de parto, sofreu uma embolia de líquido amniótico – que ocorre quando este entra na corrente sanguínea – que a levou a ter uma paragem cardiorrespiratória e uma hemorragia interna. Os médicos conseguiram reanimá-la após 68 minutos, depois de terem realizado uma cesariana.

Shannon, de Cwmbran em Gwent, no sul do País de Gales, foi colocada em coma medicamente induzido para salvar sua vida, em setembro deste ano. A informação agora divulgada pelos meios de comunicação britânicos revelam que, quando Shannon acordou, duas semanas depois, a sua memória estava visivelmente afetada, já que não se lembrava dos dois filhos nem do noivo, Ioan.

A mãe, Nicola Everett, revelou ao Mirror que, naquele dia, esperava levar para casa “um bebé, o neto", mas foi como se tivesse "outro filho, porque Shannon precisava de muito cuidado”.

Depois de passar seis semanas no hospital, Shannon finalmente teve alta, mas “o caminho não tem sido fácil”, revelou a família.

Aos poucos, as lembranças de Shannon vão voltando, mas “ainda faltam partes importantes da sua vida”. Para além disso, ela também está a realizar fisioterapia intensiva, que os médicos esperam que a ajude a reaprender a viver.

Apesar do esforço para aprender a sentar-se, mover os braços e até mesmo dar alguns passos, Shannon ainda está limitada a uma cadeira de rodas e precisa de ajuda para fazer a maioria das coisas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório