Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Sanções estão a começar a ter efeitos na Coreia do Norte

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, afirmou hoje que as sanções impostas pela comunidade internacional contra a Coreia do Norte estão a começar a ter efeitos na economia do país.

Sanções estão a começar a ter efeitos na Coreia do Norte
Notícias ao Minuto

13:42 - 09/11/17 por Lusa

Mundo Rex Tillerson

Em conferência de imprensa, Tillerson disse que o presidente chinês, Xi Jinping, revelou ao seu homólogo norte-americano, Donald Trump, que "o regime norte-coreano está a sentir os efeitos das sanções".

"A China partilhou connosco alguns dos sinais que vê e os das nossas informações e de outras fontes mostram que (as sanções) criaram alguma tensão na economia da Coreia do Norte e em alguns dos seus cidadãos, incluindo em parte do exército", adiantou.

Os Estados Unidos e os seus aliados consideram que as várias séries de sanções que o Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou nos últimos meses contra Pyongyang podem forçar o regime de Kim Jong-un a parar o programa nuclear e balístico, para voltar ao diálogo.

Segundo o chefe da diplomacia dos Estados Unidos, a Coreia do Norte e os esforços que a China está a realizar no âmbito desta crise foram o tema prioritário nas reuniões de hoje.

"Não há desacordo" entre a China e os Estados Unidos sobre o regime de Pyongyang, disse Tillerson, sublinhando que as duas potências "foram claras na sua afirmação de que não aceitam uma Coreia do Norte com armamento nuclear".

"Os nossos esforços são complementares e não contraditórios", reforçou, adiantando que o objetivo é "fazer regressar o regime da Coreia do Norte à mesa das negociações para iniciar o longo processo de desnuclearização do país".

A China, onde Trump se encontra em visita oficial, é o maior aliado diplomático e parceiro comercial do regime de Kim Jong-un.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório