Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

No Dia Internacional do Guinness, eis alguns recordes extraordinários

Data foi designada há 12 anos e todos os anos é lançado um livro que reúne os recordes mais extraordinários do mundo.

Notícias ao Minuto

08:30 - 09/11/17 por Patrícia Martins Carvalho

Mundo Livros

É preciso remontar ao ano de 1951 para se começar a contar a história do Guinness Book of Records. Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria Guinness, tinha ido a uma caçada e envolveu-se numa discussão sobre qual seria a ave de caça mais veloz da Europa.

Da discussão não resultou qualquer conclusão, mas sim uma ideia. Por que não criar um livro que reunisse dados curiosos sobre os mais variados temas?

Sir Hugh Beaver teve visão e percebeu que aquela era uma aposta de sucesso e, assim, contratou uma agência londrina para fazer a pesquisa.

O sucesso foi garantido. Em agosto de 1955 foi publicada a primeira edição do livro e no Natal desse mesmo ano, o Guinness Book of Records estava no topo dos livros mais vendidos do Reino Unido.

Hoje em dia, é o livro mais vendido do mundo com direitos de autor e reúne uma grande diversidade de feitos, desde o homem mais alto do mundo, à pessoa que consegue comer mais cachorros quentes em menos tempo ou até à mulher com as maiores unhas do mundo.

Porém, alguns recordes tiveram que ser proibidos. Um deles foi o gato mais pesado do mundo, pois muitos donos alimentavam em excesso os animais só para puderem entrar para o Guinness World Records.

Sendo que hoje se assinala o Dia Internacional do Guinness World Records - uma data que foi instituída em 2005 com o objetivo de incentivar a criação de recordes mundiais - preparamos uma galeria com alguns dos recordes mais inusitados que foram registados este ano e que pode consultar no Guinness Book of Records que já se encontra à venda.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório