Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Milhares de palestinianos nas ruas contra a Declaração de Balfour

Milhares de palestinianos estão hoje nas ruas a protestar contra a Declaração de Balfour, documento assinado pela Inglaterra há precisamente um século e que prometia a criação de um Estado judaico naquele que é atualmente o território de Israel.

Milhares de palestinianos nas ruas contra a Declaração de Balfour
Notícias ao Minuto

12:48 - 02/11/17 por Lusa

Mundo Documento

Em Ramallah, segundo a agência AP, estão nas ruas cerca de 3.000 palestinianos, alguns deles empunhando bandeiras negras e outros com cartazes com inscrições "100 anos de despojo".

A declaração de 1917 foi assinada num contexto do mandato britânico sobre a Palestina, o que levou a um aumento da imigração de judeus para a região e a um recrudescimento na tensão com a população árabe.

A 02 de novembro de 1917, o então ministro britânico dos Negócios Estrangeiros, Arthur Balfour, declarava que Londres era "favorável ao estabelecimento na Palestina de uma pátria nacional para o povo judeu".

Na altura, Israel viu a declaração como "o primeiro reconhecimento internacional do direito de o povo judaico regressar à sua terra histórica".

Por seu lado, os palestinianos viram a decisão como um prenúncio da "nakba" ("catástrofe"), o que levou à deslocação em massa do território após a guerra de 1948, que levou à criação do Estado de Israel.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório