Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
27º
MIN 16º MÁX 28º

Anthony Bourdain foi banido do Azerbaijão

O popular chef e apresentador foi gravar um dos seus programas ao Azerbaijão. Decisão de viajar até ao enclave de Nagorno-Karabakh, disputado por azeris e arménios, foi vista como um insulto por parte do governo do Azerbaijão.

Anthony Bourdain foi banido do Azerbaijão
Notícias ao Minuto

08:06 - 29/10/17 por Fábio Nunes

Mundo Polémica

O chef Anthony Bourdain tornou-se uma celebridade a nível mundial graças aos programas de gastronomia gravados nos mais diversos países do mundo. No seu programa da CNN ‘Parts Unknown’, Anthony Bourdain viajou para o Azerbaijão para gravar um dos programas que deverá figurar na 11.ª temporada.

Mas a viagem a solo azeri não correu totalmente bem e o governo do Azerbaijão decidiu banir Bourdain do país. A decisão foi motivada pela viagem do apresentador a Nagorno-Karabakh, um enclave disputado pelo Azerbaijão e pela Arménia, onde Bourdain gravou parte do seu programa.

A disputa por este território dura há quase 20 anos, mais precisamente desde 1988. Desde 1992 que Nagorno-Karabakh é controlado pela Arménia. As relações entre os dois países continuam muito frágeis e o Azerbaijão opõe-se a deslocações de estrangeiros a Nagorno-Karabakh sem obterem antes uma autorização do governo de Baku, de acordo com o Washington Post.

Fazê-lo é considerado uma ofensa criminal e há mesmo uma lista de mais de 700 pessoas que já não são bem-vindas ao Azerbaijão por terem-no feito. Foi nessa lista de ‘personas non gratas’ que Anthony Bourdain entrou.

“Filmar um programa sobre gastronomia no território ocupado do Azerbaijão é um insulto para um milhão de refugiados azeris que foram forçados a sair de suas casas”, disse Hikmat Hajiyev, ministro dos Negócios Estrangeiros do Azerbaijão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório