Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Barcelona acorda com normalidade após dia “histórico” anulado por Madrid

Barcelona acordou hoje normalmente, como se nada se tivesse passado, depois de uma sexta-feira considerada “histórica” pelos separatistas, que declararam a independência da Catalunha antes de o Estado espanhol anular essa decisão.

Barcelona acorda com normalidade após dia “histórico” anulado por Madrid
Notícias ao Minuto

12:32 - 28/10/17 por Lusa

Mundo Independência

O grande perigo agora vai ser a rua. Há duas associações separatistas que conseguem mobilizar em poucas horas quase um milhão de pessoas. Não sei se o vão fazer”, disse à agência Lusa Joaquim, um ex-jornalista reformado que fazia a sua habitual caminhada matinal pelas ruas estreitas do centro histórico.

Um pouco mais à frente, a bandeira espanhola continuava hasteada ao lado da catalã na Generalitat (sede do Governo regional), na praça de Sant Jaume, onde milhares de pessoas festejaram até quase à meia-noite de sexta-feira a criação da nova República da Catalunha.

“Madrid já anulou a independência. Tudo voltou à normalidade”, afirmou o vendedor de jornais Josep, meio resignado meio satisfeito no meio da praça limpa e lavada pelos serviços de limpeza do município.

O parlamento regional da Catalunha aprovou na sexta-feira a meio da tarde a independência da região de Espanha, numa votação sem a presença da oposição, que abandonou a Assembleia Regional e deixou bandeiras espanholas nos lugares que ocupava.

O Governo central, em Madrid, anunciou ao fim do dia a dissolução do parlamento regional, a realização de eleições em 21 de dezembro próximo e a destituição de todo o Governo catalão, entre outras medidas.

“O que é preciso agora é que tudo volte à normalidade para que o turismo recupere”, desejou o responsável por um café do centro histórico.

Durante a noite de sexta-feira para sábado, o diretor dos Mossos d’Esquadra (polícia regional da Catalunha) enviou uma carta de despedida aos seus homens, naquele que foi o primeiro anúncio de afastamento de um cargo público importante na sequência da intervenção de Madrid.

A expetativa é grande para saber o que vai acontecer hoje e nos próximos dias, sendo esperada nas próximas horas a nomeação por Madrid de uma personalidade, que deverá ser um catalão com um perfil mais técnico do que político, para fazer a gestão das instituições da comunidade autónoma até às eleições, daqui a menos de dois meses.

A Sociedade Civil Catalã, uma organização cívica que apoia a unidade de Espanha, convocou uma grande concentração para domingo nas ruas do centro de Barcelona.

À praça de Sant Jaume vão chegando cada vez mais turistas, a maior parte deles sem saber muito bem o que se está a passar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório