Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Miss Turquia perde a coroa horas de a ganhar por causa de um tweet

A organização do concurso decidiu retirar o prémio a Itir Esen, de 18 anos, por esta ter feito um tweet sobre o golpe de estado falhado em julho de 2016 na Turquia.

Miss Turquia perde a coroa horas de a ganhar por causa de um tweet
Notícias ao Minuto

09:06 - 23/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Itir Esen

Itir Esen venceu o concurso Miss Turquia 2017 na passada quinta-feira, no entanto, a coroa foi-lhe retirado poucas horas depois, conta a BBC.

Em causa, está um tweet da jovem de 18, que em julho deste ano, no dia em que assinalou o primeiro aniversário da tentativa de golpe de estado falhado, em que comparou o sangue da sua menstruação ao “sangue dos mártires”.

“O período apareceu-me esta manhã para celebrar o dia dos mártires de 15 de julho. Estou a celebrar este dia sangrando em representação do sangue dos nossos mártires”, escreveu Itir Esen.

A conta de Twitter foi, entretanto, apagada. 

Num ambiente político marcado pela repressão a qualquer tipo de oposição ao regime de Erdogan, os organizadores do concurso consideraram o tweet “inaceitável” e decidiram retirar o prémio a Itir Esen.

“Lamentamos informar que este tweet tenha sido publicado por Itir Esen. Não é possível para a organização do Miss Turquia promover tal publicação, uma vez que pretendemos introduzir a Turquia ao mundo e contribuir para a sua imagem”, lê-se num comunicado.

Itir Esen, contudo, desmente qualquer intenção política na sua publicação e pediu desculpa. “Quero dizer que enquanto rapariga de 18 anos não tive intenções políticas ao partilhar esta publicação”.

Depois da decisão da organização do concurso, Asli Sumen, que ficou em segundo lugar, foi coroada Miss Turquia 2017 e irá representar o país no concurso a nível mundial, que terá lugar na China, em novembro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório