Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Aumenta para 14 o número de detidos por envolvimento no referendo catalão

A Guarda Civil espanhola deteve 14 pessoas na Catalunha, entre as quais vários quadros do governo autónomo e está a proceder buscas em 22 locais em Barcelona relacionados com o referendo independentista, suspenso pelo Tribunal Constitucional.

Aumenta para 14 o número de detidos por envolvimento no referendo catalão
Notícias ao Minuto

12:25 - 20/09/17 por Lusa

Mundo Guardia Civil

Fontes ligadas à investigação disseram à EFE que o número de detenções aumentou e podem vir a ascender a 17.

Entre os detidos nas últimas horas encontram-se Jordi Graells, diretor do Departamento Aténcion Ciudadana, do governo autónomo e responsável pelo anunciado voto eletrónico defendido pelos independentistas a utilizar no referendo marcado para o dia 01 de outubro, na Catalunha.

Jordi Puignero, presidente do Centro de Telecomunicações e Tecnologias de Informação (CTTI) e um trabalhador da instituição Funacio.cat também foram detidos.

Em Madrid foi detida Rosa María Rodríguez Curto, diretora da Generalitat (governo autónomo), responsável pelo setor informático e que foi conduzida ao Comando da Guarda Civil, na capital espanhola.

Foi igualmente detido pela Guarda Civil, sob mandado do juiz Pau Furriol, o proprietário de um armazém industrial em Bigues i Riells, Barcelona, onde foram encontrados boletins para o referendo que já tinham sido impressos pelos independentistas.

As mesmas fontes disseram que foi enviada para Barcelona mais um juiz que pode vir a participar na eventual instrução dos processos relacionados com as detenções e buscas que decorrem desde as primeiras horas da manhã por ordem de um tribunal da capital da Catalunha.

Estas últimas quatro detenções juntam-se às 12 efetuadas anteriormente, em Barcelona.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório