Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

O misterioso penhasco onde a cada 30 anos crescem 'ovos'

A natureza tem coisas que a própria ciência tem dificuldades em explicar. Esta é uma delas.

O misterioso penhasco onde a cada 30 anos crescem 'ovos'
Notícias ao Minuto

19:57 - 14/09/17 por Melissa Lopes

Mundo China

Chan Dan Ya [produtor de ovos, em português] é o nome de um penhasco com quase seis metros de altura e 20 metros de comprimento, situado na China. A cada 30 anos, esta parede rochosa - com uma superfície irregular - 'produz' pedras esféricas integradas na própria parede, conforme ilustra a imagem.

Os residentes de Gulu, uma localidade próxima, interrogaram-se durante décadas acerca do fenómeno. Criou-se até a crença de que levar uma daquelas rochas para casa traria sorte e riqueza.Talvez isso explique a razão de apenas 70 destes 'ovos' permanecerem intactos.

Os testes geológicos que foram entretanto feitos àquela montanha, escreve o jornal britânico Metro, revelam que este se formou há cerca de 500 milhões de anos. 

Aquela parte específica do penhasco, que faz parte do Monte Gandeng, é composta por rocha calcária comum em muitas regiões da Terra. E a formação das 'bolhas' deve-se à sedimentação e corrosão do penhasco, o que, contudo, não explica a sua forma circular. 

Como os 'ovos' são ocos, dada a sedimentação e corrosão da própria pedra calcária, os especialistas dizem-se surpreendidos pelo facto dela estar ali há milhares de anos sem se deteriorar.

O diretor de turismo do local Yang Shengjia, refere que essas formações são consideradas premissas de boa sorte e aqueles que conseguirem tirar ou apanhar  'ovos' da pedra do chão (uma vez que estas caem com alguma frequência) podem  levá-los para casa como amuleto. 

Recomendados para si

;
Campo obrigatório