Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

No Japão, não é estranho entrar numa carruagem de comboio cheia de gatos

Um comboio de uma operadora japonesa tornou-se por um dia num café móvel de gatos. O objetivo era levar as pessoas a adotarem os gatos que tinham sido resgatados de gatis onde acabariam por ser abatidos.

Notícias ao Minuto

09:57 - 11/09/17 por Notícias Ao Minuto

Mundo Iniciativa

O Japão é o país onde tudo pode acontecer. Há os celébres Maid cafés, onde as empregadas vestidas a rigor entretêm os clientes com jogos de tabuleiro ou de consolas, por exemplo; e convém não esquecer a possibilidade de usufruir de tecnologia que provavelmente vai demorar décadas a chegar a Portugal.

Não surpreende portanto que a operadora ferroviária japonesa Yoro tenha decido transformar uma das carruagens de um dos seus comboios num café móvel de gatos.

Foi isso que aconteceu no comboio que fez o percurso entre Ogaki e Ikeno. Numa das carruagens viajaram 30 gatos e não mais de 40 pessoas, de acordo com o Food and Wine.

Não se pense contudo que esta será uma ideia permanente. Foi uma iniciativa temporária, de apenas um dia na verdade, que se realizou este domingo. Os objetivos da iniciativa da Yoro eram tão fofos como os seus passageiros felpudos.

Consciencializar os japoneses para o elevado número de gatos vadios no Japão – um número que até diminuiu bastante na última década, estima-se que no ano passado existissem mais de 72 mil gatos abandonados – e encorajar as pessoas a adotarem os gatos que seguiam na carruagem, e que a Yoro resgatou de gatis nos quais provavelmente seriam abatidos.

A palavra café também não aparece aqui por acaso. Os passageiros humanos nesta carruagem podiam pedir um café ou sobremesas, com o dinheiro arrecadado a servir para tirar mais gatos das ruas e dos gatis.

Não se sabe quantos gatos foram adotados nesta iniciativa, mas a julgar pelas imagens muitas pessoas foram conquistadas pelos felinos que viajaram neste comboio.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório