Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tempestade tropical Irma passa a furacão rumo às Caraíbas

A tempestade tropical Irma ganhou hoje intensidade e passou a ser considerada um furacão de nível 3, com ventos máximos de 185 quilómetros por hora rumo às Caraíbas, anunciaram as autoridades meteorológicas norte-americanas.

Tempestade tropical Irma passa a furacão rumo às Caraíbas
Notícias ao Minuto

23:35 - 31/08/17 por Lusa

Mundo Catástrofes naturais

No boletim desta noite, o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigal em inglês) anunciou que o Irma terá "flutações na intensidade" e alertou que "vai manter-se um poderoso furacão durante vários dias".

A tempestade tropical Irma, a nona da temporada no Oceano Atlântico, formou-se perto de Cabo Verde há dias e tinha passado a furacão de categoria 2 na escala de Saffir-Simpson esta manhã.

O terceiro furacão da temporada ciclónica encontra-se a mais de 1.100 quilómetros a oeste de Cabo Verde, e a quase 3 mil quilómetros das Pequenas Antilhas, um conjunto de ilhas das Caraíbas.

Segundo recorda a agência de notícias espanhola Efe, a primeira tempestade tropical de 2017 foi denominada Arlene, e formou-se em abril no Atlântico, mais de um mês antes do começo da temporada dos furacões.

Depois seguiram-se as tempestades tropicais Bret, Cindy, Emily e Franklin, que se converteu no primeiro furacão da temporada, e depois Gert, e Harvey, que alcançou a categoria 4 na escala de Saffir-Simpson, que tem cinco níveis.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório