Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Naufrágio causa 26 mortos no Bangladesh

Três barcos que transportavam cidadãos da etnia rohingya que fugiam da violência na Birmânia naufragaram no Bangladesh e 26 corpos de mulheres e crianças foram recolhidos, disseram hoje fontes oficiais.

Naufrágio causa 26 mortos no Bangladesh
Notícias ao Minuto

17:50 - 31/08/17 por Lusa

Mundo Acidente

O comandante da guarda costeira do Bangladesh, Lt. S. M. Ariful Islam, disse que pelo menos três barcos com um número indeterminado de muçulmanos rohingya se afundaram no rio Naf, em Teknaf, Cox´s Bazar, na quarta-feira.

Acrescentou que os corpos de 15 crianças e 11 mulheres foram retirados das águas e que não é claro se há ou não mais desaparecidos.

O responsável do governo em Cox´s Bazar, Mohammad Ali Hossain, disse que os corpos deveriam ser incinerados, uma vez que ninguém os reclamou.

Na semana passada, um grupo de rebeldes da minoria étnica rohingya atacou pelo menos duas dúzias de postos da polícia no estado de Rakhine, travando confrontos com as forças de segurança que deixaram mais de cem pessoas mortas e forçaram pelo menos 18.000 rohingya a fugir para o vizinho Bangladesh.

Centenas de pessoas têm permanecido numa terra de ninguém nas fronteiras vizinhas, afirmou a Organização Internacional para as Migrações.

Imagens de satélite analisadas pela Human Rights Watch, com sede nos Estados Unidos, revelam que muitas casas no norte do estado de Rakhine foram queimadas.

A maioria de mais de um milhão estimado de muçulmanos rohingya vive naquela região. Enfrentam uma severa perseguição no país de maioria budista, que recusa reconhecê-los como uma legítima minoria étnica local, deixando-os sem cidadania e direitos básicos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório