Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Sobe para dois o número de polícias mortos em atentado na Argélia

Dois polícias morreram hoje na Argélia quando um suicida fez explodir o seu cinto de explosivos quando tentava entrar no quartel-general da polícia em Tiaret, a cerca de 350 quilómetros a sudoeste da capital daquele país, Argel.

Sobe para dois o número de polícias mortos em atentado na Argélia
Notícias ao Minuto

14:06 - 31/08/17 por Lusa

Mundo Tiaret

As anteriores informações sobre o incidente davam conta que apenas um agente policial tinha perdido a vida no ataque suicida.

Segundo noticiou a agência oficial APS, que cita a Direção Geral da Segurança Nacional, o suicida foi impedido de entrar no complexo do quartel-general por um polícia que se lançou sobre ele.

"A reação dos polícias foi rápida e um deles, num ato de bravura, atirou-se sobre o atacante (...) na zona de entrada do quartel-general, perdendo a vida ao mesmo tempo que o terrorista provocou a explosão", prosseguiu a agência.

Outro agente que estava de serviço, e que foi atingido pela explosão, não resistiu aos ferimentos e também morreu, de acordo com a mesma fonte.

As autoridades locais não forneceram mais detalhes sobre o ataque, que, até ao momento, não foi reivindicado.

Trata-se da segunda tentativa de atentado suicida contra um edifício da polícia na Argélia desde o início do ano.

Em fevereiro, o grupo extremista Estado Islâmico (EI) reivindicou um ataque suicida falhado contra um comissariado em Constantine, a cerca de 430 quilómetros a leste de Argel.

Também neste caso, um suicida tentou entrar no edifício, mas foi impedido pelos tiros de um polícia que fizeram explodir o cinto que trazia.

Apesar de ter sido aprovada em 2005 uma Carta para a Paz e Reconciliação, para tentar ultrapassar o problema da guerra civil que causou 200.000 mortos durante os anos 1990, grupos islamitas armados continuam ativos na Argélia, sobretudo no leste e sul do país.

Os alvos preferenciais destes grupos têm sido sobretudo as forças de segurança.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório