Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Praga, antiga joia do comunismo cuja arquitetura é de cortar a respiração

Uma antiga joia do distante regime comunista, Praga, capital da República Checa é uma cidade que merece ser descoberta. Dona de uma beleza e de uma personalidade únicas, a capital do antigo país comunista está repleta de atrações para quem gosta de arte, arquitetura, história, modernidade e religião. Entre outras tantas.

Notícias ao Minuto

17:30 - 08/08/17 por Emilio Caio Ferasso

Mundo Roteiros

Praga está localizada na margem do Vltava, o que faz com que a área central da cidade seja cortada pelo sinuoso rio. Isso explica por que razão o centro da cidade tem uma quantidade de pontes acima do normal, inclusive a mais famosa e também um dos cartões postais da cidade: a Ponte Carlos, que liga a cidade velha ao Castelo de Praga. Uma beleza da arquitetura, a ponte pedonal é toda feita de pedra e com estátuas monumentais em bronze para deliciar os nossos olhos. É obrigatório atravessar esta ponte.

Praga é cheia de colinas, dos dois lados do Vltava, o que a deixa ainda mais bela. São centenas de ruelas estreitas e que levam a lugares inimagináveis, como cafés e lojas centenárias. A arquitetura da cidade é outro destaque, com a sua imponência, palácios e muitas, mas muitas cúpulas (muitas delas em ouro), o que faz com que Praga seja conhecida como “cidade das cem cúpulas”, e permite que a capital do país carregue o título de um dos mais belos e antigos centros urbanos da Europa.

Entre os destaques arquitetónicos, é impossível não falar do Castelo de Praga erguido na colina Hradcany, construído entre os séculos XIV e século XVII, e que agora é a residência oficial do presidente da República e anteriormente era a antiga residência dos reis da Boémia.

Ao lado do castelo, a grande catedral gótica de São Vito, erguida no século XIV e dona de uma imponência única, o Belvedere em estilo renascentista de onde podemos ver toda a cidade do alto das colinas e a famosa rua dourada, onde viviam as pessoas que trabalhavam para a família real em casas pequenas e acolhedoras. Atualmente,  abrigam lojas, café e um museu da tortura. Sim, não leu mal: o museu da tortura que mostra como eram tratados aqueles que iam contra o regime comunista.

No bairro Malá Strana está um belo exemplo da arquitetura em estilo barroco: a Igreja de São Nicolau, dona de uma impressionante cúpula, com pinturas impecáveis e belas nas paredes e teto e, claro, muito ouro e mármore, só para mostrar que ali os prédios são, sim, obras de arte. E o bom (mau para quem quer tirar fotos, mas bom para manutenção desta joia), é que se encontra em processo de restauro.

Mas além da Igreja de São Nicolau, outra muito famosa e que atrai milhares de turistas é a Igreja do Menino Jesus de Praga, um lugar algo místico, com um clima de fé e paz (mesmo com as centenas de pessoas que a visitam). O difícil será tirar uma foto do altar do Menino Jesus: há muita gente. A dica é subir a torre da igreja e visitar o pequeno museu, que mostra algumas dezenas de roupas oferecidas por vários países ao menino santo.

O sistema político mudou no último dia do ano de 1992. Com a dissolução dos laços que uniam checos e eslovacos numa federação única, Praga deixou de ser a capital da Checoslováquia e passou a ser capital da República Checa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório