Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Tribunal autoriza deslocação a local do assassínio de peritos da ONU

Todas as partes envolvidas no julgamento dos presumíveis assassinos de dois especialistas da ONU na República Democrática do Congo (RDCongo) podem deslocar-se ao local do crime, anunciou hoje o tribunal militar de Kananga que julga o caso.

Tribunal autoriza deslocação a local do assassínio de peritos da ONU
Notícias ao Minuto

16:33 - 07/08/17 por Lusa

Mundo RDCongo

O tribunal acedeu ao "pedido da defesa para uma deslocação ao local do crime", declarou o presidente do tribunal militar de Kananga, no Kasai, centro da RDCongo, adiantando que a visita se realizará a 21 de agosto.

O ministério público considerou "inoportuna" a decisão por "a maior parte do caso ser já conhecido" na sequência da investigação e dos testemunhos desde o início do julgamento a 05 de junho.

Em março, dois peritos da ONU -- o norte-americano Michael Sharp e a sueco-chilena Zaida Catalan -- foram assassinados quando investigavam sobre a existência de valas comuns no Kasai. A mulher foi decapitada.

Um relatório das Nações Unidas considerou que o duplo assassínio resultou de uma "emboscada premeditada" e não excluiu o envolvimento no crime de membros da segurança do Estado.

A 20 de julho, um dos acusados foi reconhecido por uma testemunha e num vídeo durante o julgamento.

A violência no Kasai que envolve milicianos, soldados e políticos já causou mais de 3.000 mortos num ano, segundo dados recolhidos pela Igreja Católica, e obrigou 1,4 milhões de pessoas a abandonarem as suas casas, de acordo com a ONU.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório