Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Presidente das Filipinas quer recrutar mais 20 mil soldados

O presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, pediu ao Congresso para aprovar o recrutamento de mais 20.000 soldados para lidar com as ameaças à segurança, após confrontos no sul do arquipélago, anunciou hoje o seu porta-voz.

Presidente das Filipinas quer recrutar mais 20 mil soldados
Notícias ao Minuto

13:01 - 06/08/17 por Lusa

Mundo Rodrigo Duterte

De acordo com dados oficiais, cerca de 700 pessoas foram mortas em dois meses e meio, no sul da cidade de Marawi, na luta contra elementos leais ao grupo Estado Islâmico (EI).

"O pedido presidencial para mais 20.000 soldados faz parte da nossa política de segurança para proteger partes do país, onde as ameaças à segurança são persistentes", justificou Ernesto Abella, em comunicado, citado pela agência de notícias francesa AFP.

A nota acrescenta que "o envio de tropas" para as cidades de Marawi e Mindanao, assim como para outras zonas, "deve ser reequilibrado para garantir a máxima eficiência".

O exército Filipino tem cerca de 165.000 militares e enfrenta múltiplas ameaças: além dos jihadistas em Mindanao, há os rebeldes comunistas espalhados por todo o arquipélago, bem como disputas territoriais com Pequim, no Mar do Sul da China.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório