Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Irão afirma que sanções de Washington violam acordo nuclear

Irão afirmou hoje que "o acordo nuclear foi violado", numa reação às novas sanções aprovadas pelo Congresso norte-americano e assinadas pelo Presidente Donald Trump contra Teerão, Rússia e Coreia do Norte.

Irão afirma que sanções de Washington violam acordo nuclear
Notícias ao Minuto

07:11 - 03/08/17 por Lusa

Mundo Rohani

"Consideramos que o acordo nuclear [assinado com as grandes potências em julho de 2015] foi violado e vamos reagir de forma consequente", de acordo com o 'site' da televisão estatal iraniana.

Na quarta-feira, o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, promulgou, apesar das suas reservas, as novas sanções económicas contra o Irão, Rússia e Coreia do Norte.

O pacote de sanções, que Trump considerou "muito imperfeito" por poder "aproximar a China, Rússia e Coreia do Norte", foi aprovada pelo Congresso para punir Moscovo pela ingerência nas eleições presidenciais norte-americanas, anunciou a Casa Branca.

A reação de Moscovo não se fez esperar e o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov, acusou Washington de realizar uma política perigosa e míope.

"É uma linha política de vistas curtas e até mesmo perigosa que se arrisca a minar a estabilidade [em todo o mundo]", afirmou o ministro, em comunicado, acrescentando que Moscovo já demonstrou que não deixará sem resposta "atos hostis".

As sanções incidem nomeadamente sobre o setor energético russo, o que levou a UE a criticar a decisão, por temer dificuldades no abastecimento de gás.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório