Meteorologia

  • 10 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 16º MÁX 28º

Reforço da segurança no Pátio das Mesquitas intensifica confrontos

Israel impôs várias medidas de segurança, como a introdução de detetores de metais, à entrada do Pátio das Mesquitas. Pelo menos quatro palestinianos e três israelitas morreram nos últimos dias na sequência dos confrontos.

Notícias ao Minuto

18:24 - 23/07/17 por Pedro Bastos Reis

Mundo Jerusalém

A tensão entre palestinianos e israelitas continua a aumentar à medida que se intensificam os confrontos entre manifestantes e a polícia, em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia.

A nova vaga de violência teve origem na decisão das autoridades israelitas em impor novas medidas de segurança à entrada do Pátio das Mesquitas, o terceiro lugar santo do Islão, que para os judeus é reverenciado como Monte do Templo.

Israel justificou a decisão com base numa tentativa de controlar a entrada de armas no local. Nesse sentido, foram implementados detetores de metal na entrada da mesquita de Al-Aqsa. Para além disso, foram ainda instaladas câmaras de vigilância, e os homens muçulmanos com menos de 50 anos foram impedidos de entrar na Cidade Velha.

Os palestinianos vêem estas medidas como novas tentativas de as autoridades israelitas limitarem a vida do povo palestiniano.

Na passada sexta-feira, um palestiniano matou três israelitas num colonato perto de Ramallah, na Cisjordânia. No mesmo dia, pelo menos três palestinianos foram mortos e mais de 390 ficaram feridos em confrontos entre manifestantes e as autoridades, em Jerusalém Oriental e na Cisjordânia ocupada.

Ontem, sábado, um palestiniano de 17 anos que tinha sido atingido a tiro durante os mesmos confrontos acabou por morrer.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório