Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

CPLP aprova reunião extraordinária com observadores associados em Lisboa

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) anunciou que irá promover uma reunião extraordinária com os embaixadores dos países observadores associados da organização no segundo semestre deste ano, em Lisboa.

CPLP aprova reunião extraordinária com observadores associados em Lisboa
Notícias ao Minuto

16:25 - 21/07/17 por Lusa

Mundo Encontro

A decisão consta do comunicado final da reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da CPLP, realizada quinta-feira em Brasília.

O documento frisa que "os ministros reconheceram o crescente interesse internacional pela CPLP, prova do reconhecimento e da credibilidade internacionais alcançados pela Comunidade, e reiteraram o compromisso de obter maior envolvimento dos Observadores Associados nas atividades da organização".

Para aumentar esta participação, os países da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) decidiram adotar um documento chamado de "Reforço da Cooperação com os Observadores Associados".

Atualmente, são observadores do bloco a Eslováquia, Geórgia, Hungria, Japão, Ilhas Maurícias, Namíbia, República Checa, Senegal, Turquia e Uruguai.

Além destes 10 países a Argentina, Costa do Marfim e Sérvia já demonstraram interesse em associar-se a CPLP.

Os representantes dos nove Estados membros da CPLP também aprovaram uma resolução sobre o Plano de Ação de Díli, que define estratégias globais para a promoção e a difusão da língua portuguesa.

Os nove reforçaram estratégias para coordenar o desenvolvimento de um dicionário das diferentes variantes da língua portuguesa e de gramática comparativa da língua portuguesa, a partir do trabalho desenvolvido no Vocabulário Ortográfico Comum.

Também decidiram incorporar no projeto "Portal do Professor Português Língua Estrangeira" material digital relativo à difusão da língua portuguesa junto das respetivas diásporas.

Outro ponto central da reunião da CPLP em Brasília foi a aplicação dos objetivos do desenvolvimento sustentável, no cenário da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

"Os ministros reiteraram o compromisso de promover o diálogo político, a troca de experiências e a cooperação, com vistas a apoiar, no âmbito da CPLP, a implementação da Agenda 2030, com seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e suas 169 metas associadas", destacou o comunicado de fechamento do evento.

O documento lembra que esta agenda, no âmbito da CPLP, é cumprida numa plataforma para a troca de experiências e cooperação, para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável nos Estados-membros.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório