Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Carta de 1995 com previsões para 2060 encontrada em parede

Não era suposto ter sido encontrada em 2017, mas as previsões não muito longe da realidade atual.

Notícias ao Minuto

12:05 - 21/07/17 por Melissa Lopes

Mundo Austrália

A ideia de quem escreveu a carta agora encontrada, numa casa em Rozelle (na Austrália) era que esta fosse descoberta em 2060. Mas quis o destino que a encontrassem muito antes disso, em 2017. A carta, que estava dentro da parede da casa de banho e que foi encontrada por quem andava a remodelar a moradia, foi escrita a 15 de abril de 1995 por Greg Wilkinson.

Não esperava Greg que a carta fosse aberta "nos 50-80 anos seguintes", mas não passou mais de 22 anos na parede. Juntamente com a carta estava uma fotografia do casal, a imagem que ilustra este artigo. 

E que previsões tinha Greg para 2060?

Nas estruturas familiares, Greg previu que o modelo de um dos membros do casal a trabalhar e outro a ficar em casa a cuidar dos filhos voltasse a ser a norma.

Que o Islão se tornasse a próximo um problema ideológico em várias partes do globo e que, por isso mergulharia numa "guerra santa". Que a China se tornasse uma superpotência económica e que iria "semi-democratizar-se"

Além das previsões, Greg falava dos preços da altura, em que, por exemplo, um pão de forma custava 1,54 euros. Paul Keating era o primeiro-ministro de então e a internet estava em altas.

Foi precisamente graças ao poder da internet, mais precisamente do Facebook, que o trabalhador que encontrou a carta, de quase três páginas escritas no Word, conseguiu depois encontrar Greg, agora com 61 anos.

"Quando vi a carta no Facebook, senti-me um pouco violado. Mas quando pensei nisso e nas previsões, ficou claro o progresso da Internet em 22 anos. Sem ela, como seria possível terem-me encontrado?", disse Greg, que confessou ter ficado "quase de lágrimas nos olhos" quando o contactaram.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório