Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Parte do 'Travel Ban' vai entrar em vigor após decisão do Supremo

Legislação contestada por opositores de Donald Trump ainda será discutida no Supremo Tribunal.

Parte do 'Travel Ban' vai entrar em vigor após decisão do Supremo
Notícias ao Minuto

15:56 - 26/06/17 por Pedro Filipe Pina

Mundo Donald Trump

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos autorizou que parte das medidas incluídas no chamado ‘Travel Ban’ entrem em vigor.

Explica a BBC que o Supremo deu ‘luz verde’ a um pedido de emergência por parte da Casa Branca.

O ‘Travel Ban’, recorde-se, foi das primeiras e mais emblemáticas ordens executivas de Trump. Implicava o impedimento, por um prazo de 90 dias, da chegada aos Estados Unidos de pessoas oriundas de uma lista de seis países de maioria muçulmana. A mesma ordem exigia igualmente que todos os refugiados fossem impedidos de entrar no país durante um período de 120 dias.

A ordem executiva mereceu contestação em alguns tribunais, a nível federal, quando foi anunciada, a 27 de janeiro. Mereceu protestos em diferentes pontos do país e provocou confusão em alguns aeroportos, nas primeiras horas em que foi aplicada.

O caso relativo a este veto migratório será ouvido dentro de meses pelo Supremo, mais concretamente em outubro. A decisão, agora anunciada, por parte da mais alta instância judicial norte-americana, representa uma vitória para a presidência de Donald Trump, após a batalha judicial que tem implicado este caso.

Nos impedimentos ao 'Travel Ban' que irão vigorar no entretanto, o Supremo especificou que não poderá ser aplicado a cidadãos estrangeiros que provem ter uma relação de "boa fé" com norte-americanos ou entidades norte-americanas.

[Notícia atualizada às 16h05]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório