Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Guterres insta partes em conflito no Iémen a dialogarem para a paz

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, instou hoje as partes em conflito no Iémen a dialogarem para alcançarem uma solução política que termine com a guerra, que dura há dois anos.

Guterres insta partes em conflito no Iémen a dialogarem para a paz
Notícias ao Minuto

10:53 - 25/04/17 por Lusa

Mundo ONU

"Insto as partes em confronto a envolverem-se nas negociações de paz facilitadas pelo meu enviado especial para o Iémen, Ismail Uld Sheij Ahmed", disse Guterres, na abertura de uma conferência de doadores para o Iémen, em Genebra (Suíça).

O português instou ainda os envolvidos no conflito a "facilitar rapidamente" a passagem de ajuda humanitária, uma mensagem repetida pela diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, que notou a necessidade de ajuda urgente para os quase 19 milhões iemenitas a precisarem de ajuda.

Segundo Chan, desde que o conflito se intensificou, em 2015, registaram-se 325 ataques a instalações de saúde, escolas, mercados, estradas e outras infraestruturas.

A população enfrenta ainda má nutrição e um surto de cólera, além de doenças como diabetes, hipertensão e cancro, que "matam mais que as munições e as bombas".

Os medicamentos para gerir estas situações "simplesmente não estão disponíveis em quantidades suficientes".

A guerra no Iémen estalou quando os rebeldes xiitas huthis ocuparam, em setembro de 2014, a capital e outras províncias do norte e do centro do país, tendo o Governo mudado para a cidade do sul Adén.

O conflito intensificou-se em março 2015 quando países sunitas, apoiados pelos Estados Unidos, intervieram diretamente a favor dos leais a Abdo Rabu Mansur Hadi, o único presidente reconhecido pela comunidade internacional.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório