Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Theresa May convoca eleições antecipadas

A primeira-ministra britânica convocou eleições antecipadas no Reino Unido. Dia 8 de junho é a data escolhida.

Theresa May convoca eleições antecipadas
Notícias ao Minuto

11:07 - 18/04/17 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Mundo Reino Unido

"Decidi convocar eleições legislativas antecipadas para 8 de junho". Foi desta forma que a primeira-ministra britânica, Theresa May, fez o anúncio, esta manhã, em frente ao número 10 de Downing Street.

O motivo para a decisão está relacionado com a necessidade de estabilidade política no Reino Unido durante as negociações do Brexit.

Na sua declaração, a primeira-ministra britânica responsabilizou a oposição pela decisão de convocar eleições legislativas antecipadas, acusando os partidos de fazerem "jogos políticos" e de prejudicarem o Reino Unido nas negociações do 'Brexit'.

May disse que desde o referendo de junho, que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia, "o país está a unir-se, mas Westminster não" e atribuiu a essas divisões no parlamento a decisão de convocar eleições antecipadas, algo que tinha recusado fazer desde que tomou posse, em julho.

"A divisão em Westminster põe em risco a nossa capacidade de fazer um sucesso do 'Brexit'", disse.

A chefe do Governo afirmou ter concluído que "a única forma de garantir a certeza e a segurança durante os próximos anos é realizar estas eleições".

As próximas eleições gerais no Reino Unido deveriam realizar-se apenas em 2020. No entanto, se dois terços dos deputados na Câmara dos Comuns votarem a favor da decisão de Theresa May,  as eleições serão mesmo antecipadas para o dia 8 de junho.

O Partido Trabalhista, principal partido da oposição, já disse que apoiaria a proposta de antecipar as eleições.

Segundo as sondagens, o Partido Conservador, de Theresa May, está à frente dos Trabalhistas. Uma vitória clara nas eleições irá reforçar o mandato da primeira-ministra nas negociações do 'Brexit'.

[Atualizada às 12h16]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório