Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Grécia deveria "engolir o orgulho" e deixar a União Europeia

A Grécia deveria "engolir o orgulho" e deixar a União Europeia para "resolver" os problemas financeiros que enfrenta, defendeu o especialista em História grega Robert Wallce, professor Universidade de Northwestern Robert Wallace.

Grécia deveria "engolir o orgulho" e deixar a União Europeia
Notícias ao Minuto

15:11 - 05/04/17 por Lusa

Mundo Historiador

Em declarações à Lusa, Robert Wallace, que participou numa conferência na Universidade do Minho sobre a história da democracia grega, considera que a eleição do líder do Syriza, Alexis Tsipras, como primeiro-ministro constitui uma "espécie de armadilha" porque o chefe de Governo de Atenas é pró-Europa, mas "sabe que deve" deixar a moeda única para resolver os problemas do país.

"A minha visão é que a Grécia devia engolir o orgulho e sair da Europa e assim resolvia todos os problemas financeiros. A Grécia devia deixar o euro porque os gregos precisam de ter a possibilidade de desvalorizar a moeda conforme necessitarem", defendeu o professor universitário norte-americano.

No entanto, aquela que seria a solução, poderá vir a ser, afinal, um novo problema: "A Grécia é um país isolado no fundo dos Balcãs, há orgulho envolvido. Eles [os gregos] consideram-se país da Europa, fundadores da Democracia, mas não têm indústria. Deixar a União Europeia pode ser ainda uma desgraça maior", avisou.

No contexto que descreveu, "a eleição de Tsipras é uma espécie de armadilha".

O líder do Syriza apoia a Grécia na Europa, mas "sabe que deviam sair da moeda única", defendeu o historiador.

A situação económica da Grécia tem vindo a agravar-se e o Governo liderado por Tsipras tem condicionado novas medidas de austeridade a um novo corte da dívida por parte dos credores internacionais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório