Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Nove detidos na Malásia por ligações ao Estado Islâmico

Nove malaios foram detidos pela polícia, em operações distintas desde a semana passada, pela suspeita de participação em atividades terroristas ligadas ao autoproclamado Estado Islâmico (EI), informam hoje os meios de comunicação social locais.

Nove detidos na Malásia por ligações ao Estado Islâmico
Notícias ao Minuto

07:43 - 24/03/17 por Lusa

Mundo Terrorismo

Um dos suspeitos é um homem de 27 anos que a polícia da Malásia suspeita que pertence a uma célula do grupo extremista, conhecida como "corvo negro", segundo fontes policiais citadas pela cadeia de televisão Channel News Asia.

Este grupo foi o autor do primeiro atentado perpetrado pelo EI na Malásia, em 28 de junho de 2016, dia em que explodiram três granadas, atiradas contra um bar na cidade de Puchong, no estado de Selangor, causando oito feridos.

Entre os detidos figuram ainda um professor, um proprietário de uma clínica veterinária, um segurança e um camareiro.

As detenções foram levadas a cabo entre 15 e 21 de março nos estados malaios de Johor, Kedah, Kelantan, Perak e Selangor.

Cerca de 250 presumíveis 'jihadistas' foram capturados na Malásia desde fevereiro de 2013, ao mesmo tempo que se estima que 132 malaios combatam nas fileiras do EI na Síria e no Iraque, de acordo com dados do Ministério do Interior.

A Malásia conta com uma população de quase 30 milhões de habitantes, dos quais 60% pertence à comunidade muçulmana, maioritariamente moderada.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório