Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Secretário-geral da NATO nos EUA pela primeira vez após eleição de Trump

O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, visitará os Estados Unidos entre hoje e quarta-feira, naquela que é a sua primeira deslocação a Washington desde a entrada em funções da administração de Donald Trump, anunciou hoje mesmo a Aliança Atlântica.

Secretário-geral da NATO nos EUA pela primeira vez após eleição de Trump
Notícias ao Minuto

14:13 - 20/03/17 por Lusa

Mundo Visita Oficial

Em comunicado, a NATO indica que Stoltenberg reunir-se-á na terça-feira com o secretário da Defesa, James Mattis -- com quem já se encontrou em Bruxelas no passado mês de fevereiro -, e com outros altos responsáveis da administração norte-americana.

Na quarta-feira, o secretário-geral da Aliança Atlântica participará numa reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros da coligação internacional que combate o autodenominado grupo Estado Islâmico, acrescenta o comunicado, apontando que Stoltenberg tem ainda previstos vários encontros bilaterais durante a sua visita aos Estados Unidos.

Depois de, durante a campanha para as eleições presidenciais norte-americanas, Donald Trump ter tecido várias críticas à NATO -- organização que chegou a classificar de "obsoleta" -, o secretário norte-americano da Defesa assegurou, na sua recente deslocação a Bruxelas, que a NATO continua a ser uma "base fundamental" para os EUA e sublinhou o "forte apoio" do Presidente dos Estados Unidos à Aliança Atlântica.

James Mattis sublinhou que Donald Trump manifestou "um forte apoio" à NATO, organização que está "num processo de adaptação aos desafios de segurança", num ritmo cada vez mais rápido.

Afirmando ver a NATO como a sua "segunda casa", James Mattis referiu-se depois ao tema da partilha de custos, um dos assuntos na agenda da reunião, considerando que é "uma reivindicação justa" defender que todos os aliados paguem a sua parte dos custos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório