Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Síria: Conversações de Astana terminam sem progressos

A terceira ronda de negociações de paz sobre a Síria em Astana terminou hoje sem progressos, depois de boicotada pela oposição em protesto pelas violações do cessar-fogo em vigor.

Síria: Conversações de Astana terminam sem progressos
Notícias ao Minuto

15:15 - 15/03/17 por Lusa

Mundo Cazaquistão

As conversações, patrocinadas pela Rússia e o Irão, aliados do regime de Bashar al-Assad, e pela Turquia, que apoia a oposição, começaram na terça-feira na capital do Cazaquistão.

Os enviados da Rússia, Alexandre Lavrentiev, e do governo sírio, Bashar al-Jaafari, denunciaram o boicote dos rebeldes como um entrave aos esforços de paz.

"Eles querem romper as negociações políticas. Há forças que insistem numa solução militar" para o conflito na Síria, que dura há seis anos, acusou Lavrentiev.

Jaafari considerou, por seu lado, que a ausência dos rebeldes demonstra a sua "falta de respeito pelo processo [de resolução] no seu conjunto".

Um porta-voz dos rebeldes, Ussama Abu Zeid, justificou na segunda-feira o boicote com "promessas não cumpridas relacionadas com a cessação das hostilidades" na Síria.

Os últimos encontros de Astana centraram-se no reforço da frágil trégua, instaurada em dezembro entre o exército sírio e os grupos rebeldes, mas ameaçada por explosões regulares de violência.

O enviado russo anunciou que um novo encontro ficou marcado para 18 e 19 de abril em Teerão.

O governo e a oposição estão igualmente convocados para uma quinta ronda de negociações sob os auspícios da ONU, a 23 de março em Genebra.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório