Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 20º

Erdogan acusa Holanda de violar Convenção de Viena ao bloquear ministra

O ministro dos Negócios Estrangeiros turco acusou hoje o Governo holandês de violar a Convenção de Viena ao impedir o acesso da ministra dos Assuntos Familiares turca, Fatma Betül Sayan Kaya, ao consulado da Turquia em Roterdão.

Erdogan acusa Holanda de violar Convenção de Viena ao bloquear ministra
Notícias ao Minuto

14:45 - 12/03/17 por Lusa

Mundo Consulado

"O nosso encarregado de negócios consular e a nossa ministra não puderam entrar no seu próprio consulado. Além disso, o cônsul, que estava lá dentro, não pôde sair, não lhe deram autorização. Isto é uma violação total da Convenção de Viena", disse Mevlut Cavusoglu numa referência ao tratado internacional que regula os direitos do pessoal da carreira diplomática.

O chefe da diplomacia turca considerou que estas práticas constituem "racismo".

"São xenofobia, hostilidade contra o islão, violação da democracia, violação das liberdades", disse Cavusoglu à agência semipública turca Anadolu.

O ministro turco falava em Metz, cidade francesa que acolheu um encontro de cidadãos turcos residentes na região, no qual Cavusoglu também participou.

Também o Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, se pronunciou hoje novamente sobre os incidentes de Roterdão, qualificando-os de "nazismo" e ameaçando outra vez a Holanda com represálias.

"Nos últimos dias, o Ocidente está a mostrar o seu verdadeiro rosto. Pensava que o nazismo tinha acabado, mas não: está vivo no Ocidente", disse Erdogan durante uma cerimónia no Ministério dos Assuntos Religiosos em Ancara, ato noticiado pelo diário Hurriyet.

Erdogan disse que se a Holanda sacrificar as relações com a Turquia nas eleições de quarta-feira, acabará "por pagar o preço".

"Vamos ver o que acontece na quarta-feira. Os que fizeram isto enfrentam 250 mil turcos", disse Erdogan, numa referência à comunidade turca que vive nos Países Baixos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório