Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 23º

Bósnia-Herzegovina é alternativa para migrantes que tentam chegar à UE

A Bósnia-Herzegovina começou a ser utilizada como país de trânsito por um crescente número de refugiados provenientes do Médio Oriente e que tentam alcançar a Europa Central, referem hoje os 'media' do país balcânico.

Bósnia-Herzegovina é alternativa para migrantes que tentam chegar à UE
Notícias ao Minuto

17:20 - 03/03/17 por Lusa

Mundo Rotas

O portal noticioso bósnio www.klix.ba cita hoje fontes da polícia fronteiriça bósnia que se referem a dezenas de refugiados e imigrantes da Síria, Afeganistão ou Iraque que atravessaram a fronteira a partir da Sérvia, numa tentativa de chegar à Croácia.

A rota balcânica, na prática encerrada desde 2016, incluía a Macedónia, Sérvia, Croácia, Eslovénia e de seguida Hungria, para tentar alcançar a Áustria.

Na Sérvia permanecem encurralados milhares de imigrantes desde o encerramento sucessivo das fronteiras, e que esperaram ser acolhidos num país da zona Schengen, de livre circulação comunitária.

Os dados oficiais bósnios indicam que em janeiro de 2017 foram detidos nove refugiados no cruzamento ilegal de fronteiras, enquanto em fevereiro foram intercetados 26 migrantes.

"Os últimos casos registados indicam que os migrantes de países de alto risco migratório em alguns casos e em grupos menores, tentam utilizar território bósnio como trânsito até aos países da UE", assinalou um porta-voz da polícia bósnia.

O diretor do Gabinete para estrangeiros da Bósnia, Slobodan Ujic, admitiu em declarações ao Klix.ba que essa tendência aumentará com condições meteorológicas mais favoráveis.

"Temos informações que na Sérvia circulam milhares de pessoas com a intenção de encontrar caminho até à UE. Como a Hungria e a Croácia fecharam as suas fronteiras, preparam-se para passar através da Roménia ou da Bósnia-Herzegovina", declarou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório