Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Dinamarca reduziu desperdício alimentar em 25% graças a esta mulher

Mudou-se da Rússia para a Dinamarca aos 13 anos. O desperdício de alimentos incomodava-a. E lutou para mudar toda a Dinamarca.

Dinamarca reduziu desperdício alimentar em 25% graças a esta mulher
Notícias ao Minuto

15:14 - 01/03/17 por Goreti Pera

Mundo Selina Juul

A Dinamarca tornou-se, nos últimos cinco anos, um dos países que mais luta contra o desperdício alimentar. Grande parte do mérito é atribuído a Selina Juul, russa responsável por impulsionar muitas das estratégias adotadas pelo governo naquele sentido.

Selina Juul é russa e mudou-se para a Dinamarca aos 13 anos, onde criou uma organização que faz da luta contra o desperdício o seu foco. “Eu vim de um país onde havia escassez de alimentos. O comunismo desabou e não tínhamos a certeza se podíamos pôr comida na mesa”, contou à BBC.

A Stop Spild Af Mad é, garante o The Independent, responsável pela meta alcançada pelo país nos últimos cinco anos: a quantidade de alimentos desperdiçados reduziu 25%.

“Era uma mulher russa que entrou pela porta com uma ideia maluca de acabar com o desperdício alimentar que, desde então, chegou longe”, disse à BBC a diretora de comunicação da Dagrofa, uma empresa de retalho dinamarquesa. “Ela basicamente mudou a mentalidade na Dinamarca”, acrescentou Maria Noel.

Esta não é a única empresa rendida a Selina Juul. Esta conseguiu ainda convencer a Rema 1000, a maior cadeia de supermercados low-cost a substituir os descontos em massa por descontos nos itens com o prazo de validade prestes a expirar.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório