Um jovem estudante da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, foi filmado a queimar uma nota de 20 libras (cerca de 23 euros) em frente a um sem-abrigo. O vídeo foi amplamente partilhado pelos colegas e gerou controvérsia.
As imagens de Ronald Coyne a queimar dinheiro perante a presença de um homem desalojado e pobre foram difundidas através da rede social Snapchat e levaram a que o aluno fosse expulso da associação académica a que pertencia.
A Cambridge University Conservative Association (CUCA) dissociou-se do ato que considera chocante e desrespeitoso. O presidente afirmou ao jornal Metro UK “não há espaço para pessoa assim na associação académica”.
Também a mãe do estudante se mostrou envergonhada com o comportamento do filho, que diz não reconhecer. Ao Daily Mail, disse mesmo estar perante uma atitude “irrefletida e cruel”.
A atitude de Ronald Coyne, natural de West Lothian, na Escócia, valeu-lhe fortes reprimendas e levou o estudante a abandonar as redes sociais para evitar represálias. Manteve-se apenas no Instagram com uma conta privada.