Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Cerca de 1.500 migrantes socorridos no fim de semana ao largo da Líbia

Cerca de 1.500 migrantes foram socorridos neste fim de semana ao largo da Líbia, um número invulgarmente alto no inverno, quando a frequência das travessias diminui devido às difíceis condições meteorológicas.

Cerca de 1.500 migrantes socorridos no fim de semana ao largo da Líbia
Notícias ao Minuto

18:20 - 05/02/17 por Lusa

Mundo Travessia

O número, fornecido pela guarda-costeira italiana, que coordena as operações na zona, eleva para 4.500 os migrantes resgatados desde quarta-feira.

Hoje, 900 migrantes que viajavam em três embarcações precárias foram socorridos no Mediterrâneo central pelo navio da Marinha espanhola Canarias, integrado no dispositivo EunavforMed, com a colaboração de navios comerciais.

Na véspera, foram cerca de 600 os migrantes resgatados em nove operações distintas.

Com as operações do fim de semana, o número de migrantes que chegaram à costa de Itália desde o princípio do ano eleva-se a 8.500, a que se juntam 227 pessoas que morreram ou desapareceram ao largo da Líbia.

Reunidos em cimeira em Malta, os líderes da União Europeia (UE) decidiram na sexta-feira tomar medidas adicionais para reduzir o fluxo de migrantes que parte da costa líbia em direção à Europa.

O plano inclui o financiamento e ações de treino da guarda-costeira líbia para melhorar a sua capacidade para intercetar embarcações e ajudar os países vizinhos a encerrar rotas migratórias para a Líbia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório