Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Estação de pesquisa britânica na Antártida vai fechar por segurança

Uma estação de pesquisa britânica na Antártida está a ser relocalizada e vai fechar durante o inverno, face a receios sobre o desprendimento da massa de gelo onde se encontra, informou hoje a "British Antartic Survey" (BAS).

Estação de pesquisa britânica na Antártida vai fechar por segurança
Notícias ao Minuto

21:02 - 16/01/17 por Lusa

Mundo Inverno

Segundo um comunicado da agência científica britânica para a Antártida, as 16 pessoas que deveriam ficar durante o inverno antártico, entre março e novembro, vão agora ser retiradas.

A estação Halley VI, constituída por oito módulos azuis e vermelhos sobre sapatas hidráulicas gigantes, foi construída em 2012.

Sete dos oito módulos estão na fase final de relocalização, arrastados por tratores para 23 quilómetros mais para interior do continente para ficarem longe das duas fendas no gelo, uma identificada em 2012 e outra em outubro do ano passado.

"Não há um risco imediato para as pessoas que estão na estação, nem para a própria estação", segundo o comunicado, no qual se acrescenta que no entanto não há certezas sobre o que pode acontecer ao gelo durante o inverno antártico.

É prudente, "por razões de segurança, fechar a estação, como medida de precaução, e retirar as pessoas antes que comece o inverno antártico", acrescenta o comunicado, que explica que é possível retirar as pessoas rapidamente no verão mas não no inverno, com escuridão 24 horas, temperaturas extremamente baixas e o mar gelado.

Estão atualmente 88 pessoas na estação, a maior parte pessoal que ali passa apenas o verão.

Desde 1956 já foram seis as estações de pesquisa Halley, onde as medidas do ozono levaram à descoberta do buraco do ozono em 1985. A estação é importante para monitorizar as alterações climáticas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório